
A partir desta segunda-feira, 23, a Praça do Tanque Grande será palco do Festival da Mandioca 2025. E com o objetivo de garantir a segurança do público que irá à festa, a Prefeitura de Lagarto, em parceria com o Governo do Estado, realizou na última sexta-feira, 20, uma visita técnica na arena montada para o Festival. Além do prefeito Sérgio Reis, membros da Comissão Permanente de Eventos de Lagarto (CPEL), secretários e o comando do 7º Batalhão da Polícia Militar em Lagarto (7º BPM), também acompanharam a inspeção, cujo objetivo foi verificar as condições das estruturas e garantir a segurança dos artistas e da população.
De acordo com o presidente da CPEL e o secretário Municipal de Turismo, Wédson Andrade, “a inspeção realizada foi a última de uma série que fizemos desde o início da montagem dos palcos, da Vila, das instalações dos vendedores ambulantes, dos bares e camarotes. E isso é importante para garantir que tudo aconteça conforme projetado, seja na segurança de quem vai se apresentar, ou da população que vem se divertir. Eu não tenho dúvidas de que este já é o melhor Festival da Mandioca de todos os tempos e que até o final dele teremos muita alegria, com o máximo de segurança possível”, disse.
A Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop) estará presente no Festival com a Defesa Civil, a Guarda Municipal (GML) e o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU). A gestora da pasta, Mônica Dias, destacou como a Semop atuará nos dias de festividades. “São três diretorias importantíssimas para esse evento, pois elas são responsáveis pela ordem pública e segurança da população. Aliadas às demais instituições, participamos desta vistoria cujo foco foi alinhar os últimos detalhes dessa grande festa que já é tradição em todo o estado”, pontuou.
O diretor da Defesa Civil do Município, tenente-coronel Silvio Prado, explicou que a visita aconteceu após reuniões de alinhamento com os órgãos envolvidos. “Nós analisamos toda a estrutura e espaço com o objetivo de verificar qual capacidade máxima de público, como iremos proceder em caso de lotação máxima. Além disso, discutimos detalhes sobre o que cada cidadão pode e não pode portar dentro da arena”.
Silvio também revelou medidas de segurança que serão adotadas no Festival. “Teremos câmeras de reconhecimento facial, sala de monitoramento e corredores de emergência para transporte de pessoas, serviço para o qual contaremos com 60 brigadistas. Então, a ação intersetorial realizada hoje foi um treinamento para que o Festival da Mandioca 2025 ocorra da forma mais segura possível”, falou.
Já o diretor da Guarda Municipal (GML), Édipo Moraes, destacou que a ordem pública será realizada de forma integrada com forças de segurança do Município, do Estado e particulares. “A Guarda estará realizando todo o policiamento ostensivo fazendo o patrulhamento, com o auxílio da tecnologia, do serviço de inteligência e de câmeras de reconhecimento facial com foco sempre na garantia da segurança da população e prevenindo crimes, para que todos possam curtir a festa com tranquilidade”.
Quem também participou da inspeção foi o comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar de Lagarto (7° BPM), tenente-coronel Lucas Rebelo. Ele ressaltou a participação da Polícia Militar na vistoria. “Esta visita técnica foi de suma importância por podermos estar in loco, com o prefeito Sérgio Reis e o seu secretariado analisando todos os detalhes da arena e das estruturas do tradicional Festival da Mandioca. A Polícia Militar do Estado estará com um contingente de 60 Policiais Militares garantindo a segurança dos cidadãos e cidadãs”, ressaltou.
“Não é Não!”
Durante todo o Festival da Mandioca, a Prefeitura, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedest), estará realizando distribuição de material educativo reforçando a campanha “Não é Não”. A ação é resultado de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado de Política para as Mulheres, e tem como foco principal o combate e violência contra a mulher.
Neste sentido, o comandante da Guarda, Édipo Moraes, indica, nos casos de importunação e violência, que a vítima procure o suporte mais próximo. “Nós orientamos que busquem o agente de segurança mais próximo e denunciem, pois o Festival é um evento para curtir com alegria e respeito, e cabe a nós da Guarda Municipal, juntamente com as instituições de segurança parceiras, agir acolhendo as vítimas e encaminhando o importunador para medidas cabíveis”, explicou.
Assistência médica
Durante os dias do Festival da Mandioca, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará quatro ambulâncias em locais estratégicos, além de um posto médico para atendimentos de urgência, com dois médicos e nove profissionais de Enfermagem. Além disso, a Clínica de Saúde da Família e Ambulatório José Antônio Maroto terá o número de profissionais reforçado.
Além disso, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ambos vinculados à SMS, estarão atuando com ações de prevenção e orientação, inclusive, distribuindo preservativos por toda a arena.
Imprensa
Os comunicadores inscritos para o Festival também terão um espaço reservado para entrevista coletiva com os artistas. “A sala foi planejada para garantir o conforto dos profissionais da Comunicação, bem como dos cantores e cantoras que se apresentarão no evento”, destacou o secretário Municipal de Comunicação, Ítalo Duarte.
Fonte: Prefeitura de Lagarto