terça-feira, julho 1, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeDestaquesFilarmônica Lira Popular de Lagarto: 104 anos de história, tradição, cultura e...

Filarmônica Lira Popular de Lagarto: 104 anos de história, tradição, cultura e contribuição social

O município de Lagarto é rico em tradições culturais que preservam e enaltecem as riquezas da cidade, representadas através de apresentações e papéis sociais. Uma das mais antigas instituições, a Filarmônica Lira Popular de Lagarto completa, neste dia 29 de junho, 104 anos de existência e contribuição à população lagartense.  Atualmente, com cerca de 50 músicos e 86 alunos, a Filarmônica é uma instituição filantrópica e, além das apresentações musicais em desfiles, novenários e concertos, a Lira Popular ministra gratuitamente aulas de música para todas as pessoas a partir de 8 anos de idade.

A Filarmônica nasceu como Banda do Seu Acrísio, através do coronel Acrísio Garcez, que teve a iniciativa de criar a banda. A partir do dia 29 de junho de 1921, a instituição passou a ser chamada e reconhecida em cartório como Filarmônica Lira Popular de Lagarto, que teve a sede doada pelo coronel Acrísio Garcez, com o intuito de ofertar aulas gratuitas e promover a cultura musical na cidade.

Passando por várias gerações, a Filarmônica mescla os músicos veteranos aos que estão iniciando no caminho da música. Essa troca de experiências e envolvimento entre o passado, o presente e o futuro constrói um ambiente familiar, rico em conhecimento e tradições.

Além da cultura, a Filarmônica tem um papel fundamental com a sociedade em geral. Por receber pessoas de todas as faixas etárias, as aulas de música, que têm duração de três a quatro meses na fase teórica e sete meses na prática, possibilitam que o aluno ingresse na banda e permaneça pelo tempo que desejar. Isso gera ocupação do tempo livre, evita que as pessoas fiquem ociosas e se aproximem do mundo das drogas e da criminalidade.

“O lema que a Filarmônica tem adotado desde o ano de 2022 é transformar vidas através da educação musical. A Filarmônica é um ambiente transformador, a música tem esse poder de transformar as pessoas, de instruir, de educar. Eu acredito que a Filarmônica está aqui como um escudo da comunidade, para impedir muitas coisas que tornam a sociedade um ambiente hostil.  Nós sabemos que problemas com drogas e outras atividades ilícitas são uma realidade, e a Filarmônica está aqui como um espaço acolhedor e que combate, junto à comunidade, esses desafios”, enfatiza o maestro da Filarmônica, Mário Tavares Silva Neto.

Aulas de música

Desde a sua fundação, a Filarmônica trabalha com instrumentos de sopro e percussão. As aulas para as turmas de alunos são voltadas a esses instrumentos, tanto na fase teórica quanto na prática.  Atualmente, com três professores que são pratas da casa, as aulas são organizadas por turmas, que geralmente abrem inscrições entre os meses de outubro e dezembro, com início das aulas agendado para o começo do ano. As inscrições são divulgadas por meio das redes sociais da Filarmônica.

Para ofertar melhor qualidade nas aulas, os professores da Filarmônica são músicos com formação na área. “Um detalhe importante da contratação dos professores é que são músicos pratas da casa, que foram alunos da instituição. Uma das preocupações da Filarmônica hoje com seus professores é que eles tenham formação na área da música. Eu fui aluno da Filarmônica, entrei em agosto de 2008, e tenho graduação na área de música; nossa professora de palhetas em geral também é graduada e tem ensino técnico; nosso professor de percussão tem ensino técnico em música. Assim, a equipe é toda formada atualmente por ex-alunos que ingressaram no mercado da música graças à Filarmônica e que têm formação em suas áreas”, pontua o maestro.

Próximos passos

O objetivo da Filarmônica é ampliar a quantidade de instrumentos para, em breve, se tornar a primeira orquestra sinfônica do município. O planejamento é inserir aulas voltadas ao núcleo de instrumentos de corda. Posteriormente, o intuito também é inserir aulas de canto.

“O corpo diretivo tem pensado em ampliar o leque de oportunidades para o ensino da prática instrumental. Atualmente, a Filarmônica tem passado por algumas mudanças e melhorias no processo de ensino, visto que a gente tem dado bastante ênfase a questões voltadas à parte pedagógica do ensino de música, organizando mais a questão dos conteúdos, tendo uma atenção maior com a organização do que nossos alunos estão aprendendo”, destaca o maestro.

Apoio municipal

Como uma instituição filantrópica, a Filarmônica Lira Popular depende do apoio financeiro oriundo de recursos públicos, doações, projetos e parcerias. A Prefeitura de Lagarto tem apoio firmado com a instituição e faz uma pagamento passivo que auxilia a Filarmônica a manter as atividades do grupo musical. “A Prefeitura Municipal de Lagarto tem se mostrado bastante atenta à nossa situação, fomos recebidos pela gestão, passamos um pouco do que é a realidade da Filarmônica e a gestão tem atendido às expectativas da instituição”, destaca o maestro.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular