quinta-feira, outubro 3, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeDestaquesHUL-UFS: Bolsistas de programas de iniciação tecnológica e científica iniciam atividades

HUL-UFS: Bolsistas de programas de iniciação tecnológica e científica iniciam atividades

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), através do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT), recepcionou os bolsistas dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e de Iniciação Tecnológica (PIT), edição 2024. O acolhimento visou dar as boas-vindas aos participantes, aproximar os bolsistas e orientadores do SGPIT no âmbito do hospital, e apresentar orientações sobre o programa.

O PIC e o PIT são fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltada para o fomento da pesquisa acadêmica nos hospitais universitários federais. Presentes no acolhimento, a gerente de Ensino e Pesquisa, Evelyn de Oliveira Machado; o chefe do SGPIT, Rafael Pinto Lourenço; a profa. orientadora Simone Yuriko Kameo; e os dezesseis bolsistas recepcionados, todos alunos de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O propósito do Programa de Iniciação Científica (PIC) é o de contribuir para o desenvolvimento técnico-científico, para a formação profissional em pesquisa clínica multidisciplinar e para o desenvolvimento e inovação em temas relevantes relacionados à saúde. Já o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) incentiva alunos de graduação a participarem do desenvolvimento de soluções diferenciadas em saúde, contemplando projetos inovadores de qualquer área do conhecimento que sejam realizados em hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh.

Aperfeiçoamento do cuidado

“No Hospital Universitário de Lagarto somos incentivados a ampliar nossos estudos e a encontrar novas formas de contribuir para a qualidade de vida dos pacientes”, observou por sua vez Rafaelly dos Santos, bolsista PIC do curso de medicina. “Com o programa espero conseguir compreender algumas questões que precisam ser avaliadas na unidade, para que seja possível o aperfeiçoamento do cuidado”, enfatizou. “A pesquisa científica em saúde é uma ferramenta fundamental na busca do melhor cuidado para os nossos pacientes”, complementou a aluna.

“Por meio desta oportunidade espero desenvolver o conhecimento em pesquisa e contribuir de forma positiva para evidenciar as melhores práticas de cuidado em favor dos pacientes”, ressaltou Jhonatas Bispo dos Santos, aluno PIT do curso de fisioterapia. “Fui muito bem acolhido pela equipe do SGPIT, que me auxiliou em todo o processo da inscrição e orientações a respeito do programa”, disse.

Para Rafael Pinto Lourenço, responsável pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital Universitário de Lagarto, os programas são importantes para o incentivo à inovação, para buscar soluções frente a problemas enfrentados pelo SUS e para a formação de novos pesquisadores. “O PIC e o PIT fortaleceram a pesquisa no HUL e na UFS”, finalizou o gestor.

Os projetos foram avaliados e aprovados pelo Comitê Institucional de Pesquisa (CIP) do Hospital Universitário de Lagarto, sendo também analisados quanto a questões como adequação para o desenvolvimento durante a graduação, consistência na formulação do problema, exequibilidade e metodologia compatível com a proposta.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular