
Na noite desta terça-feira, 8, a Prefeitura Municipal de Lagarto, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Turismo (Semtur), anunciou os três estabelecimentos vencedores do Concurso de Melhor Decoração Junina do Comércio Lagartense, cuja finalidade foi estimular a criatividade e a participação do empresariado lojista durante o Festival da Mandioca 2025. Além de troféus, os vencedores receberam prêmios nos valores de R$1 mil a R$3 mil.
Para participar da competição, o estabelecimento comercial deveria cumprir alguns critérios preestabelecidos com a utilização de elementos da cultura popular nordestina, a exemplo do embelezamento interior, das vitrines e fachadas, com criatividade, originalidade, acessibilidade, sustentabilidade e fidelidade à temática junina. O prazo para a exposição foi de 17 a 30 de junho deste ano, e os vencedores foram anunciados na abertura do VII Concurso de Quadrilhas Juninas Mestre Éder Santana, realizado nesta terça, no ginásio Ribeirão.
O secretário Municipal de Cultura, Nenê Prata, destacou a participação massiva dos comerciantes e comemorou o resultado. “Foi bonito ver o quanto o nosso comércio foi aquecido durante o Festival da Mandioca deste ano. Mais bonito ainda foi o engajamento do empresariado em ornamentar seu comércio, não apenas para concorrer ao concurso, mas para atrair mais consumidores. E isso se traduz numa parceria entre a Prefeitura, a partir do incentivo e estímulo, e os empresários, numa somação de esforços em que todos saem ganhando. Estou muito feliz pelo empenho mútuo e pelo sucesso do concurso”, celebrou ao parabenizar os vencedores.
A disputa entre as duas primeiras posições foi bastante apertada. A Imprime Confecções recebeu 48,2 pontos, seguida do Bar e Restaurante Alexa do Mercado, com 48 pontos. Já o terceiro lugar foi ocupado pela Ótica Diniz, que somou 43,3 pontos.
Surpresa com o resultado do Concurso, Alexa Pereira (Alexa do Mercado), revelou que toda a ornamentação do seu estabelecimento comercial foi feita em apenas uma semana. “Realmente, foi muito pouco tempo para fazer tudo. E eu estava muito ansiosa pelo resultado. Quando eu soube que vinte lojas estavam concorrendo, eu pensei que não teria chance, mas sou vice-campeã”, disse ao destacar que “o prêmio é importante, mas o prestígio e a visibilidade que a gente recebe tem um valor maior”, pontuou.
Quem também comemorou os resultados positivos foram o presidente da Comissão Permanente de Eventos (CPEL), Wédson Andrade, que também é secretário Municipal de Turismo (Semtur). “O Festival da Mandioca foi um misto de eventos que envolveram a gestão municipal, a comunidade e os comerciantes. E essa mistura resultou numa busca maior pelo comércio local, independente do ramo, promovendo o aquecimento da economia e, consequentemente, a geração de empregos diretos e indiretos nos últimos meses”.
Ainda segundo o presidente da CPEL, o Concurso de Melhor Decoração Junina, para além de uma competição, também foi uma forma de atrair os visitantes que passaram pela cidade durante os dias de festa. “O Festival da Mandioca 2025, antes mesmo de ser realizado, chamou a atenção de pessoas de fora do município e foi um chamariz para que turistas viessem conhecer a festa e a nossa cidade. E o concurso calhou com esse período tornando, inclusive, o passeio mais agradável e o ambiente mais convidativo para que esses visitantes consumissem o que o nosso comércio possui de melhor”, pontuou.
Capital Nacional da Vaquejada
Reconhecido como a Capital Nacional da Vaquejada, por meio da Lei 14.930/2024, o município de Lagarto incorporou o clima junino desde meados de maio deste ano quando iniciou a programação do Festival da Mandioca 2025, com a marcação, o batismo, o forró e a pega do Mastro, uma tradição centenária que imprime o pertencimento dos munícipes de serem lagartenses
O ponto maior do Festival foram os dias 24 e 25 de junho, quando a programação foi oficialmente aberta. Ao longo de 55 dias, diversos eventos estão sendo realizados a exemplo da Vila da Capital Nacional da Vaquejada, que recebeu o II Seminário do Gado e do Couro, o Concurso de Quadrilhas Juninas Estudantis, além de grupos folclóricos e artistas locais; dos forrós das ruas Riachão, de Laranjeiras e de São João; dos casamentos caipiras e do matuto, nos povoados Brasília, Treze e Jenipapo. A Praça do Tanque Grande também foi espaço para shows de artistas locais e nacionais, que se apresentaram nos palcos Valmir Monteiro e Arthur Reis.
O Festival da Mandioca 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio das secretarias municipais do Turismo, Governo e Inovação, Comunicação Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saúde, Desenvolvimento Social e do Trabalho, Ordem Pública e Defesa do Patrimônio, Juventude, Esporte e Lazer, Inclusão e Direitos Humanos, Obras, Relações Institucionais, além da Defesa Civil, Guarda Municipal de Lagarto (GML), Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) e da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (EMGAP).
A realização do Festival também é uma forma da gestão municipal intensificar e impulsionar o turismo, as tradições culturais e, principalmente, a movimentação da economia, com o crescimento da renda para os trabalhadores lagartenses.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





